Controle emocional
Nossa vida é respaldada pela junção de emoções que temos em nossos dias, e devemos saber controlar estas emotividades, não digo sobre rir, chorar, ou não aceitarmos o que está errado mas, sim de “explodirmos” em uma loucura de emoções sem controle. Vários casos de descontrole emocional são conhecidos, e irei citar alguns: em 2016, no jogo válido pela Primeira Liga entre Fluminense x Atlético-PR, após dizer que havia sido provocado por um jogador atleticano, o atacante tricolor Fred desferiu um soco no lateral adversário e ambos foram expulsos da partida.
Na Copa do Mundo de 2014, a qual foi sediada no Brasil também houve um caso de emocional prejudicado, no jogo válido pela competição entre Itália x Uruguai, o atacante uruguaio Luís Suárez mordeu o zagueiro italiano Giorgio Chiellini, pelo lance Suárez foi expulso, perdeu contrato com o clube que jogava naquele momento e foi proibido de jogar por 2 anos por sua seleção.
Outro caso na área do futebol ocorreu em 2006 e numa final de Copa do Mundo, que naquele ano foi disputada na Alemanha, a decisão era entre França x Itália, a seleção francesa contava em campo com seu ídolo Zinedine Zidane, este que vinha fazendo ótimas atuações em todos os jogos, até que no embate derradeiro Zidane perde a noção e dá uma cabeça no zagueiro italiano Marco Materazzi, o craque francês foi expulso e viu seu país perder a Copa para a Itália.
Também no ramo esportivo mas, no boxe houve um caso que revelou uma total falta de controle de um ídolo do esporte até aquele momento, em uma luta entre Evander Holyfield e Mike Tyson valendo o título mundial, Tyson delira e arranca a orelha de seu oponente, além de perder a luta, sua carreira foi arrasada. Mais um ocorrido agora no âmbito dos “flashes”, o cantor e apresentador Netinho de Paula estava sendo entrevistado pelo repórter Rodrigo Scarpa (o vesgo) e após uma pergunta que Vesgo fez e Netinho não gostou, o cantor desfere um soco em Scarpa deixando-o caído no chão.
Em quase todos estes casos que estou relatando houveram provocações de uma parte que motivaram agressões da outra a qual possuía falta de preparo emocional, lhes digo uma certeza, em todos os âmbitos de nossas vidas sempre terá uma pessoa que irá nos tentar, provocar a nossa ira, e caberá a nós ceder ou não.
Peçamos ao Pai da criação para que Ele nos dê força e Sabedoria, para que não caímos nas tentações do inimigo, brigas não provém de Deus, a paz e o amor entre os irmãos que são características dEle. Então lhes reafirmo amados leitores, nossas emoções que são de bom grado devém ser cultivadas a cada novo dia, já a falta de controle emocional não pode estar em nosso caráter, saibamos ser seguros e sábios para que jamais fiquemos sem razão, em situação alguma deixamos a agressiva tomar conta de nós.
Aristelmo Júnior
aristelmojunior@gmail.com