Atendimento!
Em 2015, saiu uma pesquisa sobre simpatia dos lojistas para com seus clientes e trouxe dados preocupantes para nós brasileiros. Nosso país é o penúltimo neste quesito. Sim, nosso Brasil, tão conhecido pela hospitalidade, gente feliz, ficou só a frente do Japão, em primeiro lugar ficou, a gélida Irlanda, mas que tem pessoas de sorriso fácil e bom atendimento.
Sendo um lojista de excelência, podemos até ajudar a resolver de momento alguns problemas de nossos clientes, por exemplo, se vem alguém pela primeira vez ao estabelecimento que trabalhamos, mostrando estar com a cabeça atordoada de preocupações, claro que sem sermos evasivo com a pessoa e querer entrar em sua vida, lhe atendendo bem e sempre com um sorriso no rosto, podemos diminuir suas preocupações e fazer com que ele sempre queira voltar a comprar conosco.
Não há situação mais incomoda, que irmos a um local comercial e sermos atendidos por alguém de cara feia, mal humor, na grande maioria dos casos não voltaremos mais a comprar ali, e se formos não passaremos mais com a pessoa que nos atendeu mal.
No momento que estivermos atendendo ao nosso cliente, nada pode ser mais importante, toda atenção tem que ser dada a quem saiu de seu lar e veio ao nosso local de trabalho fazer suas compras. Um atendimento que fizermos de mal humor, pode estragar uma boa relação que possivelmente teríamos com um cliente, e este com certeza irá passar adiante que foi atendido de forma grosseira e assim, nosso local de trabalho será prejudicado e nós também.
Nosso país tem potencial para fazermos atendimentos de qualidade, só nos falta que alguns lojistas tenham vontade e alegria de assim fazer. Estando felizes tem atender a nossa clientela, com certeza iremos fazer uma recepção que fará, com que sempre estes que são nosso alvo, queiram voltar e este deve ser nosso objetivo, fazer um belo atendimento, para que nossos clientes voltem e falem bem de nosso estabelecimento.
Uma das causa que acarreta em falta de atenção com os clientes, são os problemas familiares, muitos usam deste artifício, para explicarem maus tratos com a clientela, nada pode interferir nosso bom atendimento, à quem vem a nosso estabelecimento buscando justamente isso.Todos tem dificuldades em suas vidas, mas façamos um esforço para esquecer a tais problemas, e atendamos sempre com eficiência e alegria.
Se já tivermos por hábito, a felicidade em atender a nossos clientes, mantenhamos tal prática e sempre que podermos, vamos passar esta adiante, as boas maneiras devem ser cultivadas e transferidas entre todos.Nosso Pai Celestial, quer ver entre nós uma boa relação e assim tem que ser entre lojistas e clientes, um atendimento feliz e que traga sempre de volta nossa razão de trabalho, a clientela. Portanto, façamos sempre um atendimento ao nossos clientes com alegria, lhes atendendo com carinho e um sorriso sincero no rosto, e fazendo com que, o volte sempre que digamos a eles, possa ser cumprido.
Aristelmo Júnior
aristelmojunior@gmail.com