Offline
ELE VOLTOU: Relembre a primeira passagem de Mano Menezes pelo Grêmio
Exatos 20 anos depois, neste 21 de abril de 2025, Mano Menezes foi anunciado para sua segunda passagem pelo comandando técnico do tricolor gaúcho
Por Administrador
Publicado em 21/04/2025 21:29
Novidades

Em 21 de abril de 2005, uma quinta-feira, o Grêmio Football Porto-Alegrense, anunciava um novo técnico para a disputa da Série B do Brasileirão, Mano Menezes, que havia feito um bom Campeonato Gaúcho, chegando a final da competição, com o modesto 15 de Novembro, era a aposta da direção gremista, para recolocar o tricolor no caminho da Série A e das glórias.

A primeira passagem de Mano pelo Grêmio, virou tema de filme, com o Inacreditável - A batalha dos aflitos, onde o time gaúcho superou o Naútico, mesmo com sete em campo, dois penâltis defendidos e venceu por 1 a 0, com gol de Andershow e voltou a elite do futebol nacional, com um jogo épico.

No ano posterior, Mano seguiu indo muito bem no tricolor gaúcho, terminando o primeiro trimestre com o título do Gauchão, superando o rival Internacional na decisão. Na partida de ida no Olímpico, 0 a 0, na volta, 1 a 1, com placar agregado o Grêmio ergueu a taça. Pelo Brasileirão a campanha também foi boa, com um time coeso, forte na marcação, com Lucas Leiva (jogador da base se destacando), Tcheco ditando o ritmo do meio campo e Herrera fazendo os gols necessários na frente, ao final das 38 rodadas, 3º lugar e vaga garantida na Libertadores de 2007.

O primeiro trimestre de 2007, foi de título regional novamente, desta vez contra o Juventude na decisão, com uma goleada por 4 a 1 no Olímpico, o Grêmio de Mano, chegava ao segundo campeonato gaúcho consecutivo e a terceira taça conquistada, um time de garra, raça, que nunca deixava de acreditar.

E quem diria lá no começo, a equipe que Mano pegou na Série B em 21 de abril de 2005, fez bonito na Libertadores da América de 2007 e foi vice-campeão, diante de um dos melhores Boca Juniors da história. Neste ano ele lançou outro garoto da base, como já havia feito com Anderson em 2005, Lucas Leiva em 2006 e agora em 2007, foi a vez de Carlos Eduardo, que se destacou e junto com Lucas, foi vendido para Europa. Carlos Eduardo foi para o Hoffenheim, da Alemanha e Lucas Leiva para o Liverpool, da Inglaterra, Anderson já havia sido vendido ainda em 2005 para o Porto, de Portugal.

Mano ficou no Grêmio até o final de 2007, de onde saiu para ir para o Corinthians, onde também fez história, ganhando e a Série B de 2008, uma Copa do Brasil em 2009, e Paulistão de 2009. Posteriormente ele foi para Seleção Brasileira, sendo campeão de dois Superclássicos das Américas. No Cruzeiro, ele ganhou a Copa do Brasil de 2017 e 2018.

Recentemente Mano passou pelo Internacional, fazendo uma campanha muito boa em 2022, quase sendo Campeão Brasileiro, mas em 2023 não conseguiu repitir o mesmo desempenho e foi mandado embora. No ano passado ele assumiu o comando do Fluminense, que estava quase caindo para Série B, ele conseguiu salvar o time do descenço, mas teve períodos conturbados, discuções com jogadores do elenco: Thiago Silva, Marcelo, Thiago Santos, e foi demitido após a primeira rodada do Brasileirão.

Aqui está um resumo de Mano no Grêmio em sua primeira passagem que durou de 2005 até 2007, e suas passagens por Corinthians, Seleção Brasileira, Cruzeiro, Internacional e Fluminense. Ele sempre foi um técnico que primou por primeiramente defender-se, "fechar a casa", e depois atacar com velocidade.

Deixe nos comentários sua opinião sobre esta volta de Mano Menezes ao Grêmio. Na sua opinião vai dar certo?

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!